Caminhos Imigratórios

Suas opções, dentro do sistema de imigração, dependem da sua situação imigratória atual. O tempo de residência necessário para solicitar cada opção aparece entre parênteses:

Carimbo 1

Permissão de trabalho →Residência de longo prazo e/ou cidadania (60 meses)

Permissão de residência →Residência de longo prazo (24 meses) →Cidadania (60 meses)

Carimbo 2

Permissão para estudante→Programa de graduação (permissão de trabalho) →Residência de longo prazo e/ou cidadania (60 meses)

Carimbo 3

Carimbo 3 →Permissão de trabalho para dependente de cônjuge (carimbo 1) →Residência de longo prazo e/ou cidadania (60 meses)

Carimbo 3 →cidadania (60 meses)

Carimbo 4

Carimbo 4 (Filho nascido na Irlanda, autorização de permanência) →Cidadania (60 meses)

Carimbo 4 (Cônjuge de cidadão irlandês, condição de refugiado) →Cidadania (36 meses)

Observação: Carimbo 4 (Autorização de trabalho/visto de trabalho) →Residência de longo prazo e/ou Cidadania (60 meses)

Carimbo 4EU FAM

Carimbo 4EU FAM →Cartão de Residência Permanente e Cidadania (60 meses)

Para obter mais informações sobre o processo de requisição de residência de longo prazo, consulte www.inis.gov.ie ou www.migrantproject.ie

Para obter mais informações sobre cidadania, veja abaixo. Para informações sobre o processo de requisição de cidadania, acesse www.inis.gov.ie ou www.immigrantcouncil.ie

Carimbo 5

Também é possível solicitar um Endosso “Não condicionado ao tempo de permanência” (Carimbo 5). Para solicitá-lo, é necessário estar morando no estado há 8 anos. O tempo de estadia no país com visto de estudante ou pedido de asilo não contará para o Carimbo 5. Esta é uma opção de residência para pessoas que não desejem solicitar a cidadania irlandesa. Para obter mais informações, acesse: http://www.inis.gov.ie/en/INIS/Pages/Without_Condition_As_To_Time_Endorsements

IMPORTANTE: Caso esteja fazendo uma requisição em qualquer uma das seções do INIS, guarde cópias de todos os documentos que enviar ao INIS. Guarde também as cartas originais enviadas pelo INIS em local seguro e sempre envie as requisições por carta registrada. Você deve mencionar seu número do Department of Justice (Ministério da Justiça), que fica na carteira do GNIB (69/12345/00, por exemplo). Se você mudar de endereço enquanto aguarda uma resposta do Irish Naturalisation and Immigration Service (Serviço Irlandês de Naturalização e Imigração), informe-lhes o endereço novo por escrito.

Sou cônjuge dependente e me divorciei do meu cônjuge. Como isso afeta minha situação imigratória na Irlanda?

Você deve informar ao seu Oficial de Imigração qualquer mudança em sua situação pessoal. Ele(a) provavelmente o indicará para a General Immigration Division (Divisão Geral de Imigração), que analisa cada caso isoladamente.

 

Veja também: Classificação dos Carimbos de Imigração

Curta o Brasileire.com !