Ensino Superior

O ensino terciário é composto por Higher Education (Ensino Superior) e Further Education (Educação Adicional).

O que é Ensino Superior?

Na Irlanda, Ensino Superior normalmente se refere a cursos:

  • nas sete universidades (National University of Ireland Maynooth, National University of Ireland Cork, National University of Ireland Galway, University of Limerick, Dublin City University, University College Dublin e Trinity College, Dublin)
  • nos quatorze institutos de tecnologia: www.ioti.ie
  • nas cinco faculdades de treinamento de professores. Essas instituições são patrocinadas pelo Estado, mas também existem faculdades particulares pagas.

Essas faculdades podem ser chamadas, coletivamente, de Higher Education Institutions (Instituições de Ensino Superior): www.education.ie

Como ingressar no Ensino Superior?

Existem vários critérios que definem o ingresso no Ensino Superior na Irlanda. Eles incluem:

  • requisitos para ingresso no curso
  • idade
  • situação legal

Observação: O processo seletivo para alunos maduros (acima de 23 anos de idade) pode ser à parte)

O ingresso no Ensino Superior na Irlanda geralmente é decidido por concorrência. Ao final da formação pós-primária, você presta um exame do Estado para o Certificado de Conclusão. As seis melhores notas que receber (no Certificado de Conclusão ou no Programa Profissionalizante do Certificado de Conclusão) serão convertidas em pontos (veja tabela abaixo). Esses pontos são calculados e as vagas no Ensino Superior são concedidas usando esse critério. 600 pontos é a pontuação máxima que você pode obter. Para ingressar em alguns cursos de Ensino Superior é necessário preencher os requisitos do curso, como notas específicas em determinadas matérias, comp por exemplo matemática e irlandês.

Nota

Nível superior

Nível ordinário

A1

100

60

A2

90

50

B1

85

45

B2

80

40

B3

75

35

C1

70

30

C2

65

25

C3

60

20

D1

55

15

D2

50

10

D3

45

5

As inscrições para os cursos de terceiro nível são feitas através do site do CAO (Central Applications Office, Escritório central de inscrições): www.cao.ie

Tower House, Eglinton Street, Galway
Telefone: 091 509800

Para obter a lista completa de cursos do Ensino Superior, acesse: www.qualifax.ie

E se eu concluir meus exames da escola secundária em outro país?

Se você fez os exames da escola pós-primária em outro sistema, de outro país, será necessário verificar se suas qualificações satisfazem aos requisitos de ingresso no curso. Para isso, é aconselhável entrar em contato com a instituição do curso em questão.

Como posso ter acesso a amparo financeiro?

Anuidades gratuitas: Se você é cidadão da UE/EEA ou tem situação oficial de refugiado e residiu normalmente em um estado-membro da UE/EEA em pelo menos três dos cinco anos anteriores ao início do ensino superior, você não pagará por cursos de graduação aprovados de tempo integral em universidades e Institutos de Tecnologia administrados pelo Estado. Talvez você precise, porém, pagar um valor menor para matrícula e exames. O financiamento não é concedido quando os alunos já têm uma graduação, mudam de curso ou precisam repetir um ano do curso.

Anuidades para UE: Se você é um cidadão da UE/EEA ou está em situação oficial de refugiado e recebeu toda a sua educação pós-primária na UE/EEA, mas não residiu em um Estado da UE em três dos cinco anos anteriores ao início do ensino superior, você tem direito às anuidades da UE. Alternativamente, se você não é cidadão da UE mas residiu em um país da UE por três dos cinco últimos anos anteriores ao ingresso no Ensino Superior, é possível que você tenha direito às anuidades da UE.

Anuidades para estrangeiro não proveniente da UE: Se estiver se candidatando a uma vaga no nível superior como aluno estrangeiro, você deverá pagar o valor integral das anuidades.

Se preferir se matricular em uma faculdade particular, você terá que pagar anuidade. As anuidades variam de faculdade para faculdade.

Observação: Se a sua situação imigratória mudar enquanto você estiver frequentando o ensino superior (se você, por exemplo, se tornar cidadão irlandês), ainda será necessário pagar a mesma anuidade de quando começou o curso.

Para obter mais informações sobre anuidades, acesse: www.studentfinance.ie

Existe abatimento fiscal sobre anuidades escolares?

O abatimento fiscal, em um percentual padrão, está disponível para anuidades de instituições de Ensino Superior aprovadas. Entre em contato com o escritório da Receita local para obter mais detalhes.

E quanto a bolsas de manutenção?

Para obter informações sobre bolsas de manutenção e diferentes opções de apoio financeiro, acesse www.studentfinance.ie

Que nível de inglês é necessário para ser aprovado em uma Instituição de Ensino Superior na Irlanda?

O inglês é, em geral, o principal idioma de instrução em todas as instituições de Ensino Superior na Irlanda, então você precisa demonstrar o nível de proficiência necessário para o curso. Os requisitos das instituições variam, mas geralmente buscam por um teste de proficiência em inglês aceitável, como o TIE (Test of Interactive English, Teste de inglês interativo) ou equivalente.

Existem aulas de inglês disponíveis em todo o país:

Os VEC (Vocational Education Committees (Comitês de Ensino Profissionalizante) oferecem aulas de inglês: www.ivea.ie

A MEI é uma associação de 69 escolas de inglês de alta qualidade, oferecendo cursos do idioma em mais de 120 locais na Irlanda: www.mei.ie

Lower Pembroke Street, Dublin 2
Telefone: 01 6180910/11

ACELS – O Advisory Council for English Language Schools (Conselho Consultor para Escolas do Idioma Inglês) foi estabelecido em 1969 para controlar os padrões das escolas e organizações de Inglês como Língua Estrangeira (EFL): www.acels.ie

National Qualification Authority of Ireland (ACELS), 5th Floor, Jervis House, Jervis Street, Dublin 1
Telefone: 01 8871500
E-mail: info@acels.ie

Curta o Brasileire.com !