Perguntas Frequentes sobre Imigração

1. Eu tenho permissão de trabalho A empresa que eu trabalho fechou. Minha permissão de trabalho continua válida para mais um ano. Eu posso trabalhar para outro empregador?

Não. O visto de permissão de trabalho é emitido somente para o trabalho e empregador que o solicitaram , se você mudar de empregador você deve primeiramente solicitar um novo visto de permissão de trabalho.

 

2. Eu tenho permissão de trabalho .Eu moro na Irlanda há 4 anos. Minha esposa veio para ficar comigo no ano passado.Ela pode trabalhar na Irlanda?

Não. Sua esposa terá o carimbo 3 que é a permissão de permanecer no país. O carimbo 3 não permite que sua esposa trabalhe na Irlanda.

Todavia , se seu primeiro visto de trabalho tiver sido emitido antes de 1º de junho de 2009 e vocês eram casados antes desta data, então sua esposa poderia solicitar a permissão de trabalho de Cônjuge/Dependente. Os requerimentos seguintes não se aplicam para permissões de trabalhos Cônjuge/Dependentes :

  • Salário Inicial de €30,000
  • Teste de Mercado de Trabalho (anúncios de empregos através do “FAS/EURES” e em jornais locais e nacionais)
  • Categorias de trabalhos inelegívies
  • Taxa

Se a sua permissão de trabalho tiver sido emitida depois de 1º de june de 2009, então sua esposa terá que fazer uma solicitação de visto de trabalho padrão para que possa trabalhar na Irlanda

3. Eu tenho o carimbo 4 Residência de Longo Prazo.Meu marido tem o carimbo 3. Eu originalmente vim para Irlanda com visto de permissão de trabalho. Meu marido pode mudar para o carimbo 4?

Não. Após 5 anos com o carimbo 3 o seu marido poderá solicitar Residência de Longo Prazo. A Residência de Longo Prazo que será concedida a ele será o carimbo 3 por 5 anos. Não lhe seria concedido o carimbo 4 Residência de Longo Prazo.
Se tivesse sido concedido ao seu marido uma permissão de trabalho Cônjuge/Dependente e sido mudado para o carimbo 1, então depois de 5 anos com o carimbo 1 ele poderia solicitar o carimbo 4 Residência de Longo Prazo.

4. Eu tenho visto de estudante. Minha esposa tem visto de trabalho.Nós nos casamos recentemente. Eu posso mudar meu estado imigratório?

Sim.Você deve ir ao escritório de imigração local com sua esposa.Você deve levar os seguintes documentos : certidão de casamento, seu passaporte e de sua esposa, a permissão de trabalho atual da sua esposa e o seu P45 para provar que você não está trabalhando. O seu estado imigratório mudará para o carimbo 3.

5. Qual é a diferença entre o carimbo 4 e o carimbo 5?

O carimbo 4 pode ser emitido por muitas razões diferentes, por exemplo, refugiado, cônjuge/parceiro de um cidadão irlandês; genitor (a) de uma criança irlandesa; permissão para permanecer humanitária. Dependendo do tipo de carimbo que você tiver você pode precisar solicitar uma renovação de sua permissão para permanecer, e providenciar mais documentos para isto. Contudo, se você tiver o carimbo 4 Residência de Longo Prazo,então você pode renová-lo automaticamente no escritório de imigração local a cada 5 anos.

O carimbo 5 é um tipo de residência permanente e é válido com base no seu passaporte,por exemplo,se o seu passaporte é válido por 10 anos, então o seu carimbo 5 será válido por 10 anos e o seu cartão do GNIB será emitido por 10 anos também. O carimbo 5 é simples de ser renovado.Você precisará enviar o seu passaporte novo para “Without Condition Endorsement Section “ e um novo carimbo 5 será colocado nele .Você não precisa forncecer quaisquer outros documentos.

Nao há diferença dos direitos e benefícios para pessoas com o carimbo 4 e carimbo 5.

6. Qual a diferença entre o carimbo 5 e o carimbo 6?

O carimbo 5 é um tipo de residência permanente e é também chamado endosso “Without Condition as to Time” . Você pode solicitá-lo se você tiver 8 anos de residência reconhecidana Irlanda. Residência reconhecida é geralmente o carimbo 1,carimbo 3 ou carimbo 4.

O carimbo 6 é também chamado endosso “Without Condition”. Ele é para cidadãos com duas nacionalidades. Se você tiver cidadania irlandesa e outra cidadania ,então você pode solicitá-lo. O carimbo 6 será colocado no seu outro passaporte como evidência de sua cidadania irlandesa.Não será emitido o cartão do GNIB porque você é um cidadão irlandês.

7. Como eu posso solicitar o carimbo 5?

Você deverá ter 8 anos de residência reconhecida com base no seus carimbos da imigração para solicitá-lo.Geralmente os carimbos 1,3 e 4 serão contados. Se você tiver o carimbo 4 você deverá esperar até você ter 6 meses restantes antes de solicitá-lo . Se você tiver o carimbo 4 Residência de Longo Prazo, você nao poderá solicitar o Carimbo 5.

Não há formulário. Você deverá escrever uma carta de apresentação e fornecer os seguintes documentos : 2 cópias coloridas do seu passaporte atual, uma cópia do seu cartão do GNIB e uma prova de seu endereço atual (por exemplo , uma fatura emitida).

Você deverá enviar sua solicitação para “Without Condition Endorsement Section, INIS, 3rd Floor, 13-14 Burgh Quay, Dublin 2.”

O tempo de processamento atual é de 10 semanas.

8. Como eu posso solicitar o carimbo 6?

Não há formulário. Você deverá escrever uma carta de apresentação e fornecer os seguintes documentos:

  • Seu passaporte irlandês original ou o seu certificado original de naturalização.
  • O seu( outro) passaporte original.

Voce deverá enviar sua solicitação para “Without Condition Endorsement Section, INIS, 3rd Floor, 13-14 Burgh Quay, Dublin 2.”

O tempo de processamento atual é de 1-2 semanas.

Voce poderá também ter uma consulta marcada.As consultas marcadas estão disponíveis nas manhãs de terças e quintas-feiras das 10am ás 11.30am. Você poderá marcar sua consulta ligando para a linha de atendimento da Imigração (01) 6167700 e escolhendo a opção 3 e depois a opção 5.

9. Eu tenho visto de trabalho. Eu gostaria de convidar meus pais para me visitarem na Irlanda. O que eles precisam para solicitar o visto de visita?

Eles precisarão preencher o fomulário do visto online. Eles devem completar os formulários separadamente e estão disponíveis somente em inglês.Existem guias de informações em línguas diferentes na website” Irish Naturalisation and Immigration Service’s (INIS).”
Eles devem provar que retornarão para o país de residência e devem mostrar que possuem (ou você)fundos suficiêntes para suas estadias na Irlanda. Eles não precisarão ter seguro de viagem.
Uma lista atualizada de documentos que devem ser fornecidos juntamente com a solicitação do visto está disponível na webste da INIS .
Se você quiser mais informações contate a Crosscare Migrant Project.

10 . Eu tenho o carimbo 4 com base no meu casamento com cidadão irlandês. Meus pais estão vindo me visitar na Irlanda por 3 meses. E possível prolongar a estadia deles na Irlanda? Eles poderiam solicitar o carimbo 0?

Não. O visto de visita é emitido somente por um período de 3 meses. Visitas somente podem ser prolongadas em circunstâncias humanitárias excepcionais, como por exemplo, se seus pais ficarem doentes enquanto estão na Irlanda. Nesta situação eles podem ser concedidos o carimbo 0 ,porém por um de tempo específico somente.

11. Eu sou cidadã irlandesa. Eu posso solicitar que meu marido se reuna comigo na Irlanda?

Sim. Contudo, cidadãos irlandeses não tem o direito automático de reunificação com a família.Se seu marido é de um país que requer visto , então vocês terão que fornecer a história do relacionamento de vocês com a solicitação do visto dele.
Uma lista atualizada dos documentos que devem ser fornecidos com a solicitação está disponível na website INIS.
Se você quiser mais informações contate a Crosscare Migrant Project ou leia nossa ficha infomativa para membros da família de cidadãos irlandeses.

12. Eu recentemente me tornei cidadão irlandês. Eu posso solicitar reunificação familiar para os meus pais virem morar comigo na Irlanda?

Os cidadãos irlandeses nao tem elegibilidade automática para reunificação familiar.Você pode solicitar para seus pais se reunirem com você na Irlanda,mas eles precisariam provar que eles são auto-suficiêntes e não serão um peso financeiro para o Estado.

Se você quiser mais informações contate a Crosscare Migrant Project ou leia nossa ficha informativa para membros da família de cidadãos irlandeses .

13. Eu gostaria de mudar para a Irlanda. Eu nao pertenço a “EEA” .Como eu posso fazer isto?

Isto dependerá de como você gostaria de imigrar para a Irlanda. Se você quiser visitá-la como turista , então isto dependerá do acordo entre a Irlanda e seu país. Pode ser que seja necessário você solicitar um visto.

Se você quiser se mudar e morar na Irlanda, então haverá alguns requerimentos dependendo se você quiser estudar, trabalhar ou se reunir com membros da família na Irlanda. Você deve pesquisar na website “Irish Naturalisation and Immigration Service” para ver quais são suas opções de imigração. “Irish Naturalisation e Immigration Service” foi estabelecida em 2005 para fornecer um ‘ one stop shop’(serviços centralizados) em relação a asilo político, imigração, cidadania e vistos. Para mais informações visite : www.inis.gov.ie.

14. Recentemente nasceu minha primeira filha. Ela é cidadã irlandesa.Eu tenho o carimbo 3 e meu marido tem Residência de Longo Prazo. Eu poderia mudar para o carimbo 4 ?

Sim. Pais de crianças cidadãs irlandesas que não pertecem a “EEA” tem o direito de trabalhar e de residência na Irlanda de acordo com a Regulamentação da Corte Européia de Justiça no caso Zambrano.

Você deverá ir ao Oficial de Imigração local com sua filha. Você e levar o seu passaporte,o cartão atual do GNIB , o passaporte irlandês e a certidão de nascimento original de sua filha e um comprovante de endereço ,como por exemplo, um fatura emitida.

O Oficial de Imigração poderá mudar seu estado imigratório para o carimbo 4. Se ele não puder fazer isto eles podem pedir para que você escreva para “Repatriation Division” no Serviço de Naturalização e Imigração.

Visite a website “Irish Naturalisation and Immigration Service” para mais informações www.inis.gov.ie.

15. Eu tenho visto de trabalho. Eu tenho tido vistos de trabalho por 5 anos. Eu poderia mudar para o carimbo 4 ?

Sim. Se você tem obtido vistos de trabalho por 5 anos consecutivos você poderá solicitar o carimbo 4 temporaríamente que é válido por um ano. Contudo, se você tiver intervalos entre os carimbos da imigração por mais de 6 meses então voce poderá não estar qualificada para o carimbo 4.

Você tambêm poderá solicitar a Residência de Longo Prazo (carimbo 4) quando você tiver 60 meses de residência. A residência de 60 meses é baseada somente nos seus carimbos da imigração e não nos seus vistos de trabalhos.

16. Como eu poderia solicitar a Residência de Longo Prazo?

Aplicações para Residência de Longo Prazo na Irlanda são processadas atualmente como um esquema administrativo.As pessoas que tem residido legalmente no Estado por um período mínimo de 5 anos (ex.60 meses) com base na permissão de trabalho/autorização de trabalho/condições de visto de trabalho podem solicitar a Residência de Longo Prazo.

17. Eu tenho Permissão para Negócios. Eu poderia solicitar a Residência de Longo Prazo?

Não. No momento não é possível pessoas com Permissão de Negócios solicitarem a Residência de Longo Prazo. O Serviço Irlandês de Naturalização e Imigração estão revendo isto.

18. Como eu posso solicitar a Residência de Longo Prazo?

Não há formulário. Você deverá escrever uma carta de apresentação fornecendo uma lista dos carimbos da imigração desde sua vinda a Irlanda. Voce deve fornecer os seguintes documentos:

  • Cópias de todos os vistos de trabalho
  • Uma cópia do seu cartão do GNIB atual
  • Cópias de todos os seus passaportes desde sua chegada no país.

Voce deverá enviar seu pedido para:“Long Term Residency Section, PO box 12079,Dublin 1” O tempo de processamento atual é de 6 meses.

19. Eu tenho visto de estudante. Eu tenho um relacionamento com um cidadão do “EU” por 3 anos.Eu posso solicitar o carimbo 4?

Sim. Você pode solicitar para residência com base em ser um membro da família de um cidadão do “EU”.

Directiva 2004/38/EC sobre o direito de cidadãos da União e membros de suas famílias se locomoverem e residirem livremente dentro do território dos Estados Membros (a “Directiva”) tomou efeito na Irlanda pelas Comunidades Européias (Livre Locomoção de Pessoas) Regulamentos 2006 e 2008 ( os “Regulamentos”).
O Directiva e Regulamentos aplica a cidadãos da União Européia, cidadãos dos estados membros do “EEA” e cidadãos da Suiça que podem se locomover ou residir em um outro Estado Membro da União Européia além da qual eles são nacionais, e aos membros de suas famílias que podem acompalhá-los ou juntar-se a eles.
É muito importante que o seu parceiro cidadão da “EU” esteja exercitando seus Direitos do Tratado da UE. Isto significa que eles devem estar empregados, registrados como estudante com seguro de saúde contra todos os riscos e tenham fundos suficiêntes para manterem suas famílias.

Você deve completer o formulário “EU1” e submetê-lo juntamente com a documentação requerida para “EU Treaty Rights Section, Irish Naturalisation and Immigration Service, 13/14 Burgh Quay, Dublin 2. Você deverá tambêm fornecer provas documentadas de seu relacionamento; por exemplo, faturas emitidas conjuntas, locação residencial conjunta, fotos,registro de ligações. O “EU Treaty Right Section” geralmente procurará por provas de 2 anos de relacionamento.

Geralmente após sua solicitação ter sido submitida o “EU Treaty Rights Section” escreverá uma carta aconselhando você a ir ao seu Oficial de Imigração local para obter uma permissão temporária, o carimbo 4 por 6 meses.

O tempo de processamento atual é de no máximo 6 meses.

20. Eu tenho visto de estudante. Eu tenho um relacionamento com um cidadão irlandês por 2 anos. Eu posso solicitar mudança no meu estado imigratório?

Sim. Você precisará provar que você tem estado em relacionamento com seu parceiro cidadão irlandês por pelo menos 2 anos e ter provas documentadas do relacionamento (na Irlanda ou fora dela),por exemplo, fatura emitidas conjuntas, locação residencial conjunta,fotos,registro de ligações.

Não há formulário. Você deverá escrever uma carta de apresentação dando detalhes do seu histórico imigratório no país como também a história do seu relacionamento. Esta solicitação deverá ser submetida para “General Immigration Division,3rd Floor,Irish Naturalisation and Immigration Service,13/14 Burgh Quay,Dublin2.

Você deverá estar apto a mostrar a data inicial do relacionamento com base na documentação fornecida.Para mais informações leia nossoa ficha informativa para parceiros de cidadãos Irlandeses.

O tempo de processamento atual é de 2-5 meses.

21. Minha filha nasceu na Irlanda. Eu posso solicitar o passaporte Irlandes para ela ?

Desde 1º de janeiro de 2005 uma criança nascida na Irlanda não se torna automaticamente cidadã Irlandesa. A residência dos pais da criança é levada em consideração. Se nenhum dos pais for um cidadão irlandês então pelo menos uns deles terá que ter 3 anos de residência reconhecida, antes do nascimento da criança. Residência reconhecida geralmente inclui o carimbo 1, carimbo 3,carimbo 4 e o carimbo 5.

O mesmo se aplica aos pais cidadãos do “EEA”. Eles devem estar aptos a provarem que eles tem sido residentes no Estado por 3 anos ou mais, antes do nascimento de seus filhos.Eles devem também assinar uma declaração para confirmar isto na presença de uma testemunha autorizada.

Para mais informações visitar a website do Departmento de Relações Exteriores: http://www.dfa.ie/home/index.aspx?id=263.

22. Eu tenho permissão de trabalho.Eu tenho dois filhos e gostaria de trazê-los para Irlanda.Quais são os requerimentos para fazer isto?

Você deve estar trabalhando por 12 meses com uma permissão de trabalho e deverá ganhar acima do limite que qualificaria sua família para o Suplemento da Renda Familiar. O Suplemento da Renda Familiar é um pagamento semanal isento de taxax para pessoas com salários baixos. Os limites de renda são:

Se voce tiver : Você se qualificará para “FIS” se sua renda semanal familiar for menor de:

  • 1 criança   €506
  • 2 crianças  €602
  • 3 crianças  €703
  • 4 crianças  €824
  • 5 crianças  €950
  • 6 crianças  €1066
  • 7 crianças  €1202
  • 8 crianças  €1298

Uma lista atualizada de documentos que devem ser fornecidos com a solicitação está disponível na website da “INIS”.
Se você quiser mais informações contate a Crosscare Migrant Project.

23. O que é o programa “ Start-Up Entrepreneur”?

O programa “Start-Up Entrepreneur” é para cidadãos não originários da “EEA”com uma idéia inovadora de negócios.Os candidatos devem mostrar que tem acesso a €75.000 para investir no empreendimento.Se sua solicitação for aprovada lhe será concedido residência por 2 anos, de início. Depois você poderá solicitar a renovação por mais 3 anos . Uma vez que vocé tiver completado 5 anos você poderá renovar o seu estado imigratório a cada 5 anos.

O projeto não é para varejo , serviços pessoais, “catering” ou negócios similares.

Para maiores informações visite : http://www.inis.gov.ie/en/INIS/Pages/New%20Programmes%20for%20Investors%20and%20Entrepreneurs ou contate :investmentandstartup@justice.ie

24. O que é “Immigrant Investor Programme?”

The Immigrant Investor Programme e para cidadãos não originários da “EEA” que estabelecem compromisso para um investimento na Irlanda, por exemplo:

  • Uma once-off doação de €500,000 para o beneficiar projeto público artes, sportes, saúde, cultura ou educação
  • Investimento de pelo menos 1,000,000 em um novo ou existente negócio Irlandês por no mínimo 3 anos.
  • Um investimento de pelo menos 2,000,000 em um juros baixos especial do caução do investidor imigrante.
  • Investimento misto de pelo menos €1,000,000 em bens e um caução do imigrante investidor.

Se sua solicitação for aprovada lhe será concedido residência por 2 anos de início. Depois você poderá solicitar renovação por mais 3 anos. Uma vez que você tiver completado 5 anos você poderá renovar seu estado imigratório a cada 5 anos.

Se sua solicitação for aprovada lhe será concedido residência por 2 anos de início. Depois você poderá solicitar renovação por mais 3 anos. Uma vez que você tiver completado 5 anos você poderá renovar seu estado imigratório a cada 5 anos. Para mais informações visite : http://www.inis.gov.ie/en/INIS/Pages/New%20Programmes%20for%20Investors%20and%20Entrepreneurs or contate:investmentandstartup@justice.ie

25. Eu tenho o carimbo 4 por ser genitor (a) de uma criança irlandesa. Minha filha veio para Irlanda para se reunir com a família quando ela tinha 12 anos de idade. Ela tem agora o carimbo 4 . Ela se inscreveu para a concessão de estudante ,mas sua solicitação foi recusada. Por quê isto aconteceu?

Ela nao é elegível a ter concessão de estudante porque ela tem o carimbo 4 baseado no seu estado imigratório. Para mais informações visite :www.studentfinance.ie

26. Eu tenho o carimbo 4 baseado no meu cônjuge que é cidadão (a) Irlandês (a). Meu filho tem o carimbo 4 por ser dependente da mãe dele. Ele mora na Irlanda há 8 anos. Que taxas ele precisaria pagar para estudar em uma universidade na Irlanda? Ele é elegível a se inscrever para concessão de estudante?

Ele deverá pagar taxas da “EU”. Se ele se tornar cidadão irlandês antes dele começar seu curso na universidade então ele seria elegível a “ taxas livres” . De acordo com seu estado imigratório ele é elegível a solicitar concessão de estudante porque ele tem o carimbo 4 com base em ser dependente de um cidadão (a)irlandês(a) . Para mais informações visite: www.studentfinance.ie

27. Eu tenho o carimbo 3 com base no meu cônjuge. Eu posso estudar na Irlanda?

Sim, desde que o seu curso não involva trabalho estagiário remunerado, você pode financiá-lo por conta própria e não obter qualquer apoio do Estado.

28. Eu gostaria de estudar na Irlanda?Quais são as minhas opções de estudos?

Desde janeiro de 2011 estudantes são limitados a estudar na Irlanda por no máximo 7 anos. Três anos podem ser usados para estudar Inglês ou cursos de nível 5 ou 6 no “National Framework of Qualifications”.

Depois disto você deverá passar para o nível 7 or acima. Você pode estudar neste nível por 4 anos no total.Quando você tiver completado 7 anos de estudos é esperado que você deixe o país,pois você terá completado os seus estudos ou você poderá transferí-lo para o Programa Graduação.

O Programa de Graduação é para estudantes que adquirem qualificação para o nível 7 ou acima no” National Framework of Qualification”. Se você se qualificar para o nível 7, você poderá ter o Programa de Graduação por 6 meses. Se você for qualificado para nível 8, você poderá ter o Programa de Graduação por 12 meses.

29. Eu sou estudante na Irlanda. Eu posso ser empregado autônomo?

Não. Estudantes somente são ilegíveis a trabalhar 20 horas como empregado durante o período escolar, e 40 horas durante as férias.

30. Eu tenho visto de estudante. Eu posso trazer meu filho para a Irlanda?

Não. A norma geral do Serviço de Naturalização e Imigração é de não conceder permissão de familiares de estudantes se reunirem na Irlanda.

31. Meu estado imigratório na Irlanda é com base no meu cônjuge. Nós nos separamos. O que eu posso fazer para renovar minha permissão de permanência na Irlanda?

Você precisará informar o seu Oficial de Imigração local se você tiver separado ou divorciado de seu cônjuge.
Se você poderá ou não renovar seu estado vai depender do tipo de estado imigratório que você tiver. Pode ser que seja possível renová-lo, independentemente.
Contate a Crosscare Migrant Project para mais informações.

32. Meu estado imigratório é com base no meu cônjuge. Meu cônjuge é violento comigo.O que eu posso fazer?

Você pode contactar uma organização de apoio para pessoas em relacionamentos violentos e abusivos. Se você for mulher contate na sua localidade “women’s domestic service” - para uma lista completa de organizações de apoio contra a violência doméstica as mulheres visite : www.safeireland.ie. Se você for homem você pode contactar Amen: www.amen.ie.
A organização de apoio contra a violência doméstica fornecerá apoio prático e emocional, informações e defesa.
Você pode denunciar seu cônjuge por qualquer ataque físico ou sexual a Gardaí (policia) e/ ou procurar por uma ordem de proteção civil das cortes. A organização de apoio contra a violência doméstica também poderá te dar informações sobre isto.
Se você tiver sido agredida fisicamente você deverá ir a um médico ou hospital para ter certeza que suas lesões serão tratadas e documentadas.
Voce precisará informar o seu Oficial de Imigração local da situação.
Contate a Crosscare Migrant Project para mais informações.

 

Curta o Brasileire.com !