Os Feriados Irlandeses

Os feriados na Irlanda caem numa segunda-feira, com exceção do Dia de São Patrício, do Dia de Ano Novo e do Natal, que é seguido pelo feriado de St. Stephen´s Day (ou Dia de São Estevão), o primeiro mártir do Cristianismo.

  

 

Lista de Feriados Atuais

 

  • 1 de janeiro - Dia de Ano Novo
  • 17 de março - Dia de São Patrício
  • Dia após o Domingo de Páscoa - Segunda de Páscoa
  • 1a segunda de Maio - Dia do Trabalho
  • 1a segunda de junho - Feriado Bancário de Junho
  • 1a segunda de agosto - Feriado Bancário do Verão
  • Última segunda de outubro - Feriado Bancário de Outubro
  • 25 de dezembro - Natal
  • 26 de dezembro - Dia de São Estevão

Direitos

Os irlandeses chamam seus feriados públicos coloquialmente de bank holiday (ou feriado bancário). Não há direito automático a folga nesses dias, embora a maioria da população não empregada em serviços essenciais - como hospitais, brigadas de fogo, polícia e transportes públicos - não trabalhe nesses dias enquanto os demais o fazem e recebem hora-extra.

 Contudo, hoje em dia, muitas pessoas empregadas em serviços não-essenciais também trabalham nos feriados e recebem hora-extra ou tiram folga em outro dia (o que é chamado de time off in lieu em Inglês).

Fatos

A Sexta-Feira Santa, não é feriado público, embora os bancos e instituições públicas não funcionem nesse dia e, como já sabemos, cai na sexta-feira anterior ao domingo de Páscoa.

O feriado de junho, ou June Bank Holiday, cai na primeira segunda-feira de junho, e substitui o feriado da primavera, ou Spring Bank Holiday.

O feriado do verão, ou Summer Bank Holiday, cai na primeira segunda-feira de agosto.

O feriado de outubro, ou October Bank Holiday, cai na última segunda de outubro.

A segunda-feira de Páscoa, ou Easter Monday, é feriado na Irlanda e assim como o Dia de São Patrício, são qualificados como Dias Nacionais.

Apesar do Dia de São Patrício ser no dia 17 de março, o desfile - chamado de parade em Inglês ou de St. Patrick´s Day Parade nesse caso - é realizado no domingo anterior. Se o Dia de São Patrício cair durante o final de semana o feriado é transferido para a segunda-feira seguinte.

Anos 90

Em 1994 criaram um feriado para o Dia do Trabalho que é comumente chamado de May Day, ou Dia de Maio, e cai na primeira segunda-feria do mês de maio.

Alguns com certeza perceberam que o ano da introdução do feriado do Dia do Trabalho na Irlanda coincide com o ano do falecimento de um ídolo brasileiro, mas acredito que qualquer semelhança é mera coincidência, uma vez que os irlandeses não poderiam prever o que ocorreria naquele ano e, assim, homenagear o melhor piloto de Formula 1 de todos os tempos.

Nota: Fala-se na criação de dois feriados extras para alinhar a Irlanda com o resto da Europa.

Curta o Brasileire.com !