Os Knackers e Skangers

Várias pessoas que tem como o destino a Irlanda sempre nos indagam à respeito dos Skangers e Knackers.
Bem nesse texto, tentaremos esclarecer algumas dúvidas básicas e eliminar algumas preocupações.
 
Iremos abranger esse tema usando as mesma definições para skangers e knackers, que no contexto da língua informal significam o mesmo.
 
  
 
 
Skanger: É o termo usado para descrever um indivíduo de uma classe social baixa que não tem moral e freqüentemente se engaja em comportamentos ilegais e anti-sociais. São considerados indivíduos de uma sub-cultura urbana e são relacionados com crimes pequenos (ou não) e mau comportamento. São considerados como pessoas sem ética e anarquistas.
 
Knacker: O termo knacker é oriundo das pessoas que como profissões tendem a tratar de animais que não tem mais utilidade ou não são mais propícios ao consumo. Animais como cavalos velhos, que são sacrificados para fazer comida de cães ou cola. Knackery é onde os animais são abatidos.
O termo knacker também serve para retratar cansaço, como na frase. “I’ve worked a lot today, I’m knackered”. O termo knacker também é usado para denotar membros da comunidade de ciganos na Irlanda, sendo isso usado de uma forma pejorativa. Mais comumente o termos knacker é usado da mesma forma do skanger ou scumbag.
 
 
Aparência
O estereótipo de um skanger é considerado por vários como uma forma de impor o seu status de marginais. Normalmente o skanger usa tracksuit (moletons da Adidas), bijuterias folheadas à ouro, camisas de times de futebol, tatuagens e bonés falsificados da marca Burberry, além de seus imensos anéis.
Os skangers masculinos tendem ter o cabelo cortado de franja, grudado na testa por um gel, ou uma goma, as vezes a franja pode é tingida com água-oxigenada.
As skangers femininas, que também são chamadas de howiyas usam pijamas durante o dia todo (o mesmo por vários dias seguidos) e ornamentam as suas orelhas com argolas enormes banhadas à ouro e seus cabelos são tingidos com água-oxigenada ou pintados com tinta pretas.
 
 
Onde se situam
Os skangers estão espalhados por várias áreas de Dublin, todavia recentemente pode-se notar skangers em outras cidades da Irlanda, como Limerick, Cork e Galway. Eles se aglomeram na frente de lugares públicos como McDonald’s, Shopping Centers e Parques.
 
 
Comportamento
O comportamento de um skanger é sem sombra de dúvidas bastante peculiar. Suas atitudes no geral são vulgares com bastante alusão erótica. É comum os skangers masculinos manterem a mão (as vezes as duas) na parte interior de suas calças. Trocas de carícias em vias e lugares públicos são praxe no currículo de qualquer skanger. Os skangers bebem muito em áreas púbicas, o qual é ilegal perante a lei Irlandesa. Muitos dos skangers começam a beber e fumar apartir da infância.
Os knackers e skangers tem o sotaque extremamente carregado e praticamente são incompreensíveis pela vasta maioria da população, isso faz com que fiquem bastante frustrados e por vezes abusivos.
É comum skangers zombarem de transeuntes com o intuito de intimidá-los ou embaraçá-los. Gestos rudes e obscenos as vezes são usados.
 
 
Perguntas freqüentes
 
Dublin é perigosa? Devo temer os knackers e skangers?
Bem, sem ser clichê, Dublin é uma metrópole e como qualquer metrópole sempre existe problemas de seguranças, por menos que sejam. Os knackers estão espalhados pela cidade, mas tendem-se a concentrar em certas áreas suburbanas. Há também aqueles que se concentram no centro da cidade. Fique alerta e se ver alguma aglomeração estranha, mude seu caminho, tente não confrontá-los. Na maioria das vezes eles não incomodam muito. Moro na Irlanda há quase 10 anos e nunca tive problema com eles. Sempre ouvimos estórias de alguns incidentes, mas as vezes indivíduos que estavam voltando pra casa à pé de madrugada ou transitando por áreas notoriamente classificadas como território de knackers.
 
Procuro acomodação, quais áreas evitar?
Esse tipo de pergunta é bastante controversa e pode ser considerada racista, contudo no intuito informativo, algumas partes das seguintes áreas são consideradas menos atrativas para morar, devido a aglomeração de skangers e os vários casos de ASBOS (Anti-Social Behaviours): Summerhill, Finglas, Ballyfermot, Inchicore, Tallaght, Coolock, Ballymun.
 
Knackers moram em trailers?
Não necessariamente. Existem alguns acampamentos de famílias nômades no perímetro urbano de Dublin que podem ter uma população de knacker, porém é errôneo fazer essa associação em um âmbito geral.
 
Regra geral: Melhor se precaver e tentar evitar situações hostis.
 
 

Curta o Brasileire.com !